Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos




Em 02 de abril a Sociedade Vegetariana Brasileira publicou o Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos, um documento bem completo, recheado de informações interessantes sobre alimentação vegetariana e vegana. O material foi elaborado pelo médico nutrólogo Eric Slywitch e, embora seja direcionado à profissionais da nutrição,  serve para leitores que buscam informações mais criteriosas sobre alimentação vegetariana/vegana.

O objetivo do material é ajudar nutricionistas no atendimento de vegetarianos e de pessoas que querem adotar uma alimentação vegetariana, já que muitos profissionais da área não recebem em sua formação informações adequadas sobre a alimentação vegetariana e vegana. Necessário na minha opinião, já que muitos nutricionistas por aí reproduzem aquele discurso de que não vivemos sem carne e também se esquecem que não somos seres carnívoros, e sim onívoros.

Destaco a parte sobre temas polêmicos, especialmente o item 4.3 que trata de agrotóxicos, dentro do capítulo “Temas polêmicos”. A preocupação com a qualidade dos alimentos de origem vegetal tem aumentado com a preocupação quanto à ingestão indireta de produtos como pesticidas tóxicos. Para muitos, a ingestão de vegetais contaminados com pesticidas é uma preocupação maior para vegetarianos e veganos, ou uma desculpa para ter uma alimentação baseada em proteína e produtos animais.

É aí que o relatório surpreende, trazendo informações sobre a circulação dos produtos nas cadeias alimentares da natureza. Segundo o estudo, parte dos produtos é “altamente lipossolúvel, e sua capacidade de infiltração em tecido gorduroso é elevada e eles percorrem rapidamente a cadeia alimentar da natureza após pulverização em vegetais.” Uma constatação que vai de encontro à ideia de que a dieta vegetariana teria maior probabilidade de contaminação com outros pesticidas devido ao consumo maior de frutas e verduras.

O documento segue com outras informações interessantes. Embora seja leitura para profissionais, o material não deixa de oferecer informações importantes para curiosos.

Quem quiser conhecer o material, clica aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário